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ProUni: maximize a captação de alunos com estratégias eficientes

  • HONKAI
  • 8 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2024

No cenário educacional brasileiro, o Programa Universidade para Todos (ProUni) desempenha um papel fundamental ao possibilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior em instituições privadas. Este é um momento estratégico para que as Instituições de Ensino, desenvolvam estratégias eficazes para captar alunos e maximizar os resultados obtidos por meio do programa.


Nesta edição do Prouni, são ofertadas 406.428 bolsas de estudo, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes. Com a divulgação da segunda chamada do do programa em 27 de fevereiro, os estudantes pré-selecionados têm até o dia 12 de março para entregar a documentação necessária na instituição na qual foram pré-aprovados. Ponto de atenção para as Instituições de Ensino na  captação e retenção desses alunos o que pode impactar significativamente os resultados.



Para garantir o sucesso na captação de alunos por meio do programa, é essencial adotar estratégias bem planejadas e eficientes. Nosso consultor e especialista em ProUni, Tiago Mendes, separou algumas dicas valiosas que podem contribuir. 


Acompanhe!


05 estratégias para potencializar a captação de alunos com o ProUni


1 - Gestão da marca e marketing institucional: 

Investir na gestão da marca e em estratégias de marketing é fundamental para atrair alunos qualificados. A presença online é cada vez mais relevante, portanto, manter um site atualizado, ativo nas redes sociais e produzir conteúdo relevante pode aumentar a visibilidade da instituição e atrair potenciais candidatos.


2 - Desenvolvimento de estratégias personalizadas:

Entender o perfil dos potenciais alunos é essencial para desenvolver estratégias personalizadas de captação. 

  • Realizar pesquisas de mercado, analisar dados demográficos e comportamentais dos candidatos pode ajudar a direcionar esforços de forma mais eficaz.

  • Oferecer bolsas exclusivas pode ser uma boa opção destacando a qualidade do ensino ministrado pela sua instituição de ensino superior.

  • Demonstrar distinção acadêmica, corpo docente qualificado, infraestrutura moderna e outras características que fazem de sua escola uma boa opção para estudantes que buscam uma formação sólida e serem reconhecidos no mercado de trabalho.


3 - Cooperação com escolas e cursos preparatórios para universidades:

Estabeleça relacionamento com escolas e cursos pré-universitários para divulgar as oportunidades e benefícios de bolsas que sua instituição de ensino superior oferece. Essas organizações orientam os alunos em suas escolhas educacionais e as parcerias podem aumentar a presença da sua organização entre os alunos em potencial.


4 - Organize eventos e webinars:

Organize eventos e webinars para apresentar sua organização aos alunos interessados ​​nas bolsas do PROUNI. Faça palestras, apresente os cursos e benefícios da sua universidade e ofereça oportunidades de bolsas de estudo.


5 - Integração dos setores de marketing e captação:

Unir os setores de marketing e captação é crucial para alinhar objetivos e estratégias. A comunicação eficiente entre essas áreas pode otimizar processos, identificar oportunidades e garantir uma abordagem mais integrada na captação de alunos.


Captação como parte do processo

Além disso, é importante ressaltar que a captação não deve ser vista como um fim em si mesma, mas como parte de um processo contínuo que inclui a gestão da permanência dos alunos. Garantir um ambiente acolhedor, oferecer suporte acadêmico e emocional, além de programas de integração podem contribuir significativamente para a retenção dos estudantes.


Sendo assim, as Instituições de Ensino que desejam maximizar os resultados obtidos com o ProUni devem investir em estratégias sólidas de captação e retenção de alunos. Ao compreender as necessidades dos candidatos, fortalecer sua marca e integrar os setores-chave da instituição, é possível não apenas atrair alunos qualificados, mas também garantir sua permanência e sucesso acadêmico.


Como a Honkai pode ajudar

Inscreva-se no Curso Operadores de Prouni: aprenda a gerir o programa no dia a dia da instituição, que será realizado no dia 15 de março, às 08h, de forma remota.



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