top of page

Mercado educacional brasileiro: Franscielli Bárbosa revela bastidores das fusões e aquisições neste nicho

  • HONKAI
  • 28 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2024

Você é empreendedor do nicho da educação ou tem intenção de investir neste setor? Saiba que, efetivamente, existe um processo detalhado por trás do negócio. Preparar a instituição de ensino para uma venda total, entender se tem mercado, qual o seu valor, os passos a seguir e o que precisa ser feito para que a negociação aconteça com assertividade é fundamental.

Os bastidores das fusões e aquisições no mercado educacional brasileiro estão no oitavo episódio do Young Podcast que acaba de ser veiculado. A CEO da Honkai, Franscielli Bárbosa participa do bate papo juntamente com Sérgio Botrel, sócio da BPS Capital e a conversa é permeada de grandes insights sobre o cenário e claro que daremos um spoiler por aqui!


Experiência no setor é a chave

A entrevista descontraída com Franscielli, que tem mais de 15 anos de experiência no ensino superior, destaca a turbulência da última década, culminando na Pandemia de Covid-19, que se tornou uma tempestade perfeita para todos os envolvidos no setor.

A executiva compartilhou sua abordagem ao ser procurada por aqueles interessados em entender se seus concorrentes são potenciais alvos de grupos consolidadores. Ela enfatiza a importância de compreender as motivações desses grupos e o que estão buscando no mercado educacional em constante evolução.

Uma das áreas críticas que Franscielli abordou é a efetiva preparação de instituições de ensino para uma venda total.


Isso envolve uma análise profunda do mercado, avaliando o valor da instituição, identificando oportunidades e delineando os passos necessários para alcançar o sucesso nesse processo desafiador”, Franscielli Bárbosa (CEO Honkai)


Ao discutir as razões que levam organizações a buscar investidores, a CEO da Honkai destaca a necessidade de atrair capital para inovação, alavancar o negócio ou sanar dívidas após momentos turbulentos. “É importante compreender a realidade do mercado, muitas vezes distante das percepções dos empreendedores”, completa.



Predominância das instituições de pequeno porte

Franscielli ressalta também a predominância de instituições de pequeno porte no cenário educacional, especialmente aquelas com 2 a 5 mil alunos. Essas instituições representam a ampla maioria e enfrentam o desafio de se destacar e conquistar um diferencial competitivo em meio a milhares de organizações semelhantes.

Segundo a executiva, o mercado de fusões e aquisições no setor educacional é dinâmico e moldado por diversos fatores, incluindo mudanças regulatórias, movimentos de mercado e decisões governamentais. Os posicionamentos de Franscielli oferecem uma compreensão mais profunda das estratégias necessárias para navegar e prosperar em um ambiente tão desafiador.


Acesse o episódio completo do Young Podcast para uma imersão completa no olhar de Franscielli Barbosa sobre o mercado de fusões e aquisições no cenário educacional brasileiro.



コメント


bottom of page